Colunas para uma história Longeva de uma Instituição Educacional

7 minutos para ler

Introdução:
 
Diz a Palavra de Deus que nos tem inspirado nos últimos anos, tal como, uma espécie de texto áureo para as nossas ações de cada dia: “Pois Deus não nos deu o espírito de timidez, mas, de força, de amor e de prudência.” 2 Tim. 1:7 TB
 
Neste texto podemos resumir a trajetória histórica do Colégio Batista Brasileiro: Espírito de Poder, arrojado e destemido. Porém, com amor e prudência. Registro que “…não sei porque de Deus o amor a mim se revelou”.
 
Podemos falar, então, em tríplice colunas para se justificar uma história longeva da nossa Instituição.
 
1- Fidelidade a Suas Raízes

O Colégio Batista Brasileiro é uma gigantesca árvore de 120 anos, que criou raízes profundas, obtendo a melhor seiva para a sua sustentação, em solo paulista, e formar a sua enorme copa como abrigo intelectual para milhares de alunos.

Teve início a partir de um embrião lançado por Mary McIntire – Colégio Progresso Brasileiro que cresceu nas mãos de Anne Bagby.
 
A Proposta de Anne Bagby para atender a sociedade paulistana com ensino de qualidade tem sido mantida ao longo de todos estes anos e em nenhum momento dessa proposta, os dirigentes se distanciaram.
 
Na Visão e na Missão do Colégio o objeto principal de alcançar crianças e adolescentes com a marca da ação evangelizadora da mensagem de um Cristo vivo, sem o viés catequizador, porém, ministrando a Palavra de Deus, com firmeza nas suas ações de um testemunho constante do amor de Jesus para com as pessoas e de sua missão redentora do indivíduo pecador.
 
2- Fidelidade aos seus Princípios e Valores
• Não olvidamos de mostrar nosso amor a Deus, sobre todas as coisas;
• Não olvidamos de demonstrar e ensinar quanto ao nosso constante amor ao nosso próximo, ao coleguinha de classe ou na rua ou nos esporte;
• Ficam no caráter as marcas de uma conduta de boa-fé, constante;
• Ficam no caráter as marcas de respeito aos pais e a família;
• Os valores Éticos e Morais de retidão para com as Instituições, os Símbolos da Pátria, para com o patrimônio, valores estes que permitirão moldar o caráter ideal da criança e do adolescente para enfrentar a vida de frente;

3- Fidelidade à Excelência de Seus Serviços
 
• Os colégios não se resumem nos seus prédios. Em suas artérias – safenas e coronárias – vertem sangue venoso, forte e consistente de um Corpo Docente devotado; uma pleiade de 200 professores experientes e preparados para atender desde o berçário até o Ensino Médio.
• Equipe de Funcionários comprometidos e preocupados no apoio ao ensino. Os melhores são apenas bons, para servir nesta Instituição e ajudar a levar adiante a missão que abraçamos.  
• Nesta última década, louvo a Deus por vidas dedicadas que estão na linha de frente dos nossos Colégio, tais como: Selma Guedes, Elon Macena (in memorian), Gilson Ortega, Nelson Ajuricaba de Oliveira, Márcio Alexandre, Pedro Iwamoto, Marta Melo, Anésia Aguiar, Larissa Mota, Tatiana Schellin, Mônica Gioia, Mara Gitti, Juliana Restrepo Medrado, Valéria Baptista, Gláucia Madeira, Elaine Novais, Denise Cristina Bellia C Silva, Pr. Francisco Santana; Pr. Noé, Juliano Izzope, Priscila Vieira Rocha, Sandra Torres, Carolina Queiroz da Silva, Inês Nacif, Aline Guimaraes, Talita Gitti, Cristina Croitor, Jefferson Macedo, Ana Paula, Anderson, Débora Bueno, Duda, Orlando, Raimundo, Queiroz;

• Liderança Comprometida e Visionária. Louvo a Deus por aqueles que me antecederam. Desde Anne Bagby e seu projeto expansionista de construir um prédio na Chácara de Perdizes, há exatos 100 anos; Este sonho foi consolidado por um grupo de professores missionários americanos que se revezaram na direção do Colégio; o Professor Silas Botelho que cumpria sua função de Secretário da Educação do Estado e foi durante sua gestão que tivemos aqui, em uma formatura, a presença do Governador do Estado de São Paulo, Adhemar de Barros; Pastor Enéas Tognini com quem tivemos a criação da Faculdade Teológica Batista de São Paulo; Prof. Wangles Breternitz, simpático, de visão futurista e dinânimo,  em cujo mandato foi adquirida a propriedade com 143.000 metros quadrados de área, no bairro de Perus; Professor José Nemésio Machado, empreendedor, construiu e inaugurou as instalações da Unidade de Bauru com mais de 8.000 metros quadrados de construção, bem como, criou o Centro Batista de Treinamento, Esporte e Lazer, em Perus.
 
• A liderança está comprometida com as balisas de uma instituição longeva, como diz Peter Druker, e, para isso, não se afasta das leis universais de: Integridade, Conhecimento do Negócio, Expectativa, Compromisso com os objetivos, Busca de resultados positivos, Cuidado com o Pessoal, a Instituição acima dos interesses pessoais, Linha de frente, sempre. Ou na síntese dos oito “Ps” de uma governança corporativa eficaz: Propriedade, Princípios, Propósitos, Poder, Práticas, Perenidade, Pessoas, Perpetuidade. A longevidade de uma instituição não é obra do acaso ou mera sorte. É necessário que haja planejamento de curto, médio e longo prazo.  Com foco no desenvolvimento e longevidade dos negócios, o seu objetivo é regular a forma como a empresa é administrada e garantir transparência a todos os processos.
 
• Nesta última década, por deliberação de nossa Mantenedora, Convenção Batista do Estado de São Paulo e Junta de Educação da CBESP, passamos a fazer parte da Rede Batista de Educação que se propõe a unir as Instituições de Ensino Básico e Superior com o propósito de oferecer a mesma prestação de serviços que as tem consagrado. Além do ensino da teologia, agora, passa-se a oferecer, também, o curso de pedagogia com o objetivo de formar protagonistas que farão a diferença em nossa sociedade. Em breve teremos os cursos de administração (tecnólogos em gestão de pessoas e finanças), Direito, enfermagem, psicologia e outros.
 

Conclusão:- Concluo esta manifestação com três palavras:
 
a) “O sonho impossível”: – (O Homem de La Mancha) Sonhar mais um sonho impossível/ Vencer o inimigo cruel/ Clamar com a voz da Justiça/ Manter da balança o fiel/ Saber conceder o perdão/ Amar e exibir seu troféu/ Voar com as asas cortadas/ Chegar às estrelas do céu/ Minha missão é correr atrás/ Dos sonhos desfeitos/ Que não voltam mais/ Je suis un rêveur
 
b) “Não sei porque de Deus o amor a mim se revelou e porque razão o Salvador a si me resgatou; mas eu sei em que em tenho crido e estou bem certo que Ele poderoso para guardar o meu tesouro até o dia final!”.

c) “Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.” Que Deus continue a abençoar grandemente nossas vidas!
 
Gézio Duarte Medrado
DG Colégio Batista Brasileiro

Sharing is caring!

Você também pode gostar

Deixe um comentário