Educação cristã: entenda como funciona e qual a sua importância

educação religiosa
6 minutos para ler

A Educação Cristã aplicada nas escolas pode ser uma questão delicada para algumas famílias. Enquanto há pais que consideram a presença da matéria na grade curricular como fundamental, para outros, no entanto, esta questão parece caracterizar uma eventual perda da liberdade de expressão ou de pensamento. O assunto envolve diferentes opiniões e, por conta disso, é necessário esclarecer como funciona o ensino cristão no ambiente escolar.

O que é educação cristã?

A maioria das pessoas pode ter uma opinião equivocada a respeito da educação ministrada em uma instituição de ensino confessional. Existe a perspectiva de que as aulas tenham o objetivo de converter o aluno a alguma religião. Mas, dentro da ótica das escolas no modelo batista, esta prática não acontece.

Antes de tudo, vamos relembrar que o Brasil é um Estado laico, um país no qual não há uma religião “obrigatória”. Ou seja, vivemos em um país onde há liberdade ampla para expressar a fé, qualquer que seja. Nesse sentido, a educação religiosa deve considerar a laicidade garantida pela Constituição Federal Brasileira, devendo tais conceitos serem trabalhados pelos professores em comunicação integrada com os pais.

No caso de escolas cristãs, ainda que a educação possa ser conduzida a uma direção específica na crença bíblica, não há objetivo de conduzir alunos a uma determinada igreja. Ao contrário, o propósito é compartilhar princípios bíblicos que resultem na valorização da vida, sem exigir que o aluno siga necessariamente seus fundamentos. Desse modo, a instituição resguarda e respeita a fé pessoal de seus educandos e família, sem afetar a liberdade de escolha de cada um.

Como funcionam os ensinamentos da Educação Cristã?

Como já exposto, a Educação Cristã na perspectiva das escolas batistas, se baseia nos valores e princípios propostos pela Bíblia, que passam pela ética, moral e respeito a Deus. Assim, durante as aulas, são discutidos conceitos que tratam sobre tolerância, perdão, honestidade, bondade, paciência, respeito entre outros. A partir disso, são realizados debates sobre os temas e a importância de cada um deles na sociedade.

Durante muitos anos, a maior parte desses assuntos já eram estudados nas aulas de Sociologia e Filosofia nas instituições educacionais em geral. Filósofos já se questionavam acerca dos impactos da moral na construção da sociedade e de seus aspectos culturais.

Por esse motivo, a proposta da escola confessional não se baseia apenas nos ensinamentos do cristianismo, mas em estudos que incluem pensadores e cientistas sociais. O que se busca é utilizar esta abordagem para valorizar o aluno como indivíduo e contribuir para sua formação integral, não só voltada para aquisição de conteúdos curriculares.

Quais os benefícios da Educação Cristã na escola?

Considerando que esta proposta não visa transformar o aluno em religioso, ou tampouco levá-lo a alguma igreja, vale a pena entender de que forma esta abordagem impacta tanto seus educandos quanto os profissionais que trabalham neste ambiente escolar:

Ajuda a desenvolver disciplina no indivíduo

De maneira geral, crianças e adolescente têm dificuldades em ter disciplina. Não é incomum que venham a se tornar adultos com problemas em relação a respeito de regras ou autoridades, se não houver uma correção de rota. 

Com a Educação Cristã, é possível trabalhar aspectos como obediência, paciência, respeito aos pais e domínio próprio. Esses tópicos podem ajudar o aluno a se tornar um adulto bem mais responsável e disciplinado.

Amplia e estimula os valores éticos

Os valores éticos perpassam a ideia de preconceito religioso. Eles estão presentes no tecido social, no dia a dia das pessoas. Portanto, é muito benéfico trabalhar princípios que levam o bom desempenho do ser humano em todos os âmbitos da vida.

Desenvolve empatia com o próximo

As discussões sobre relacionamento interpessoal possibilitam a troca de experiências vivenciadas. Isso certamente ajuda o ser humano a se sensibilizar com os sentimentos e particularidades do próximo. Ter empatia também contribui para a construção de bons relacionamentos interpessoais, tornando a relação entre pais e filhos mais saudável.

Auxilia no combate ao bullying

O bullying pode afetar drasticamente crianças e jovens. É um problema muito presente na rotina escolar de um modo geral. Está relacionado com a intolerância às diferenças — não apenas religiosas, mas como um todo. Os impactos à vítima do bullying são graves e podem levar a consequências para a vida toda. Neste sentido, os ensinamentos de respeito e amor ao próximo propostos por colégios cristãos são uma ferramenta poderosa para combater toda violência que envolve o bullying .

Cultiva a tolerância religiosa

Um dos problemas mais evidentes da coletividade é a intolerância como um todo. Podemos verificar, hoje em dia, muitos discursos de ódio propagados e muita resistência às escolhas do outro.

Para conviver em grupo, é imprescindível que se tenha consideração pelas preferências de cada pessoa. Sendo assim, permitir o crescimento de uma criança em um ambiente escolar que promova a empatia, respeito e amor ao próximo do ponto de vista cristão é favorecer que esses valores permaneçam nela quando estiver na fase adulta..

Como diferenciar uma escola cristã de uma escola religiosa?

Caso os pais desejem que seus filhos cresçam numa escola que tenha uma fundamentação cristã em sua formação, é necessário aos pais um bom tempo de pesquisa, seja através das redes sociais da instituição ou mesmo em um atendimento presencial.

Importante perguntar aos responsáveis pela escola de que forma a abordagem cristã é proposta dentro e fora da sala de aula, não só em matérias específicas. Esta é uma questão indispensável na pesquisa, porque pode haver escolas nas quais as práticas de Educação Cristã são voltadas sim para doutrinas ou sacramentos religiosos, que podem se tornar um problema caso estejam desalinhados às crenças da família.

Neste sentido, o Colégio Batista Brasileiro tem, na sua filosofia educativa cristã, a busca da formação integrada, que desenvolve o ser humano em áreas que incluem desde os aspectos cognitivos, emocionais, físicos e até os espirituais, mas sem discriminar as crenças religiosas de seus alunos. Tudo que almejamos é formar alunos éticos, de moral e caráter diferenciados, capazes de fazer diferença positiva na sociedade.

Gostou de saber sobre como funciona a abordagem de Educação Cristã no Colégio Batista Brasileiro? Se deseja conhecer um pouco mais, entre em contato conosco e fique por dentro dos benefícios que nossos alunos recebem ao crescerem em um ambiente educacional fundamentado nos valores e princípios cristãos.

Conheça 3 principais tendências de educação para o futuro

Sharing is caring!

Você também pode gostar

Deixe um comentário