Cidadania para crianças: confira qual a importância desses valores

cidadania para crianças
6 minutos para ler

A formação de um estudante vai muito além da aquisição do conhecimento acadêmico. Em verdade, muitos valores devem ser absorvidos e o conceito de cidadania é entrelaçado ao processo de estudo.

Afinal, a construção cidadã é um dos pilares mais importantes na adequação do aprendizado pelo indivíduo. Mas você entende a importância do ensinamento sobre cidadania para crianças em instituições de ensino?

Este post foi elaborado especialmente para explicar a relevância do papel dos pais e da escola para garantir a formação cidadã desde a educação infantil. Vale a pena continuar a leitura! Confira!

O que é cidadania?

Em linhas gerais, refere-se ao conjunto de direitos e deveres das pessoas conquistados pela publicação da Constituição da República. Portanto, tal concepção assegura o acesso aos direitos políticos, sociais e civis, garantindo ativamente a participação na vida política.

Quais valores devem ser resgatados na escola?

Aprender sobre cidadania seguramente ajuda os indivíduos a viver de maneira harmônica em sociedade. O ser humano é complexo e está em constante mudança. Desenvolver atributos para conviver com outras pessoas nessa busca por crescimento pessoal é imprescindível.

Nesse sentido, cabe também à escola auxiliar os alunos a conhecer e fortalecer os valores morais. Com isso, a cidadania para crianças possibilita o gozo dos direitos e deveres existentes na vida cidadã em vários aspectos.

Qual é a função do colégio na formação do cidadão?

Os valores humanos, quando resgatados e praticados desde a infância, têm um reflexo considerável na vida de qualquer do indivíduo. A concepção do que é cidadania envolve muitas questões que carecem esclarecimento, principalmente na educação infantil.

Por isso, uma boa instituição necessita encontrar ferramentas adequadas para ajudar os educandos na formação da moralidade e da ética. Deve, portanto, ministrar habilidades cognitivas para propiciar ao seu filho a capacidade de pensamento crítico a ser utilizado em toda sua vivência.

Lecionar sobre respeito, solidariedade e justiça contribui para a expansão da consciência. A função é justamente essa: fomentar o crescimento particular por meio do diálogo e do respeito. Assim, o ambiente escolar consegue cooperar com a instrução de cidadania para crianças.

Para além disso, ressalta-se ainda que o sucesso na formação de pessoas críticas depende de uma rede de apoio entre pais e educadores. Os pais também precisam participar do processo, muito embora a escola tenha esse papel fundamental.

Como desenvolver a cidadania para crianças na escola?

Na prática, os docentes podem preparar dinâmicas que certamente ajudarão no entendimento do que é a cidadania. Também é interessante a elaboração de brincadeiras, já que o assunto é complexo para ser passado às crianças. A ideia é estimular o saber por meio de atividades lúdicas e tornar fácil a compreensão do tema.

A escola que tem ação pedagógica de qualidade promove uma consciência crítica. Para tanto, a equipe de professores deve ser qualificada em métodos inclusivos e metodologias ativas que educam princípios e valores.

Dessa forma, os discentes aprendem a se portarem na sociedade e projetam melhor a ideia de cidadania. Por esse motivo, o modelo da aula precisa unir percepção acadêmica ao saber pautado em virtudes e valores sociais.

Oferecer diversos projetos para serem aperfeiçoados em casa, juntamente com os responsáveis, implicam em um bom resultado. Portanto, buscar uma escola que disponibilize material didático, avaliações dissertativas e boa equipe pedagógica é um investimento assertivo para seu filho.

A abordagem é teórica e prática. Mas sabemos que a execução da matéria aproxima muito mais o aluno do conteúdo, não é mesmo? Dessa maneira, a inclusão em projetos socioambientais e em ações solidárias faz toda diferença na assimilação da temática. A seguir, tem-se algumas maneiras de colocar a cidadania para crianças em pauta na escola.

Simular eleições

Exercer a cidadania de forma plena está relacionada às eleições, oportunidade na qual se escolhe os representantes políticos. Por isso, atividades práticas que imitem debates sobre possíveis candidatos auxiliam a turma sobre o valor do voto popular. O voto direto e secreto é um direito político que deve ser exposto.

Criar projetos solidários

Ser uma pessoa solidária é compreender o valor da empatia. Ajudar o próximo por meio de projetos sociais melhora a percepção da diferença que o envolvimento coletivo faz no desenvolvimento social.

Por essa razão, o comprometimento dos alunos em programas sociais impulsiona o cidadão a ser uma pessoa melhor. Nessa fase, é válido que os educadores demonstrem comunidades em situação de vulnerabilidade para uma maior sensibilização da realidade alheia.

Estimular o cuidado com a natureza

É fundamental que o ambiente escolar ofereça a destinação correta para resíduos. Designar coletores específicos para cada um propiciam o descarte ecologicamente responsável. Esse fato pode gerar atividades, como a de criar lixeiras com materiais recicláveis e mostrar a necessidade de jogar os despejos no lugar correto.

Ensinar sobre desperdício de água com certeza é um ótimo exemplo de cidadania. Elaborar cartazes que fomentem esse controle dos recursos hídricos pode ser uma boa aposta. Além dessa conscientização, vale também incentivar o cuidado com o uso de água nos banheiros e bebedouros.

Como esses valores sociais podem ser ensinados em casa?

A aproximação entre a escola e a família é indispensável. A lição de cidadania para crianças precisa ter início e continuidade em casa. O colégio coopera com a disciplina dos seus filhos, mas existem certos posicionamentos que são adquiridos com exemplos praticados na rotina familiar.

Os pais também precisam participar da formação de conscientização, mostrando como os valores morais são imprescindíveis. Por essa razão, induza seu filho a ter posturas éticas perante a sociedade e com seus conviventes.

Seguramente o dever de educar, quando feito de maneira integrada, é muito satisfatório. A participação dos responsáveis nesse processo ratifica o conteúdo aprendido pela criança e propaga o conhecimento adquirido na rotina perante a sociedade.

Agora que você conhece os principais benefícios da cidadania para crianças, o próximo passo é procurar uma instituição séria. Buscar uma escola que realmente vai aplicar todos os manejos adequados para que se tenha um resultado de excelência. Vale muito a pena investir no futuro de seu filho!

Gostou de saber de maneira detalhada sobre tantas boas vantagens? Quer receber mais informações sobre o assunto? Então, assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas dicas!

Conheça 3 principais tendências de educação para o futuro

Sharing is caring!

Você também pode gostar

Deixe um comentário