O que é a primeira infância e como incentivar o aprendizado das crianças

primeira infância
6 minutos para ler

A primeira infância se trata do período da vida que vai da gestação até os seis anos de idade. Ou seja, é quando a criança tem seu primeiro contato com o mundo, experiências, e forma uma base sólida que vai se desenvolver até a vida adulta. Então, não há dúvidas da importância da família e da escola nesse momento, já que exercem um papel de destaque no desenvolvimento integral do pequeno e dá maneiro como ela vai se relacionar com o mundo e com as pessoas ao seu redor.

Pelo fato de várias informações serem absorvidas a todo o tempo, que vão servir como estímulo para a construção de habilidades motoras, memória, emoções, comportamento e demais atributos, elaboramos este conteúdo para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto!

Como funciona essa fase de descobertas?

Os primeiros anos de vida são os mais significativos para o crescimento e formação da criança. Dessa forma, é fundamental que os pais, as escolas e demais pessoas que participam da vida do pequeno estejam cientes das suas funções em seu desenvolvimento social, cognitivo e intelectual.

Diversos são os impactos da sociedade na vida dos bebês e crianças, levando em conta que são os estímulos recebidos que vão se internalizar, por exemplo, se ela recebe afeto, vai refletir afeto. No entanto, se ela se manter em um ambiente sem condições favoráveis para captar sensações positivas, poderá ter seu desenvolvimento afetado de forma negativa e, até mesmo, criar traumas que vão influenciar na maneira que ela interage no mundo.

Diferente do que muitas pessoas pensam, na primeira infância a criança aprende de forma muito rápida, dessa forma, absorvem todo o tipo de experiências e emoções. Por esse motivo, mesmo que ela não entenda determinado fato, as palavras e o sentimento ali vivido são captados.

Por exemplo, por meio das brincadeiras é possível fazer conexões de neurônios, desenvolvimento da interação social, cognição e aprendizado. Dessa forma, os pequenos que brincam com frequência, conseguem aprender a responder estímulo de uma maneira cada vez mais ágil e criar contato com o mundo.

Além disso, por meio dela laços são estreitados e amizades são formadas, então, os pais e as instituições de ensino precisam estimular essa prática. Ao brincar, a criança usa todos os seus sentidos, visão, audição, olfato, paladar e tato e, assim, consegue coletar informações a respeito do mundo.

É preciso ter em mente que por meio de estímulos, como diálogos, brincadeiras, análise do meio, o pequeno é exposto às mais variadas regras sociais e, também, consegue entendê-las, mesmo que ainda não tenha a capacidade de colocá-las em ação, dependendo da sua idade.

Então, todos aqueles que fazem parte desse processo de transformação precisam ser bons exemplos de cumprimentos dessas normas, além de ensinar e praticar comportamento no decorrer da rotina para que essas regras possam ser internalizadas. As brincadeiras também podem ser usadas nessa hora para deixar tudo mais dinâmico, compreensível e divertido.

Como incentivar o aprendizado das crianças?

Existem várias práticas que podem ser usadas como forma de incentivar o aprendizado das crianças, tanto em cada quanto na escola. A seguir, conheça algumas delas!

Ouvir música

A música mexe com os sentimentos, emoções, acalma, relaxa e ainda pode criar bons momentos e trazer recordações. Também, permite que os pequenos treinem o ritmo e a coordenação motora. É uma prática que gera conforto para os bebês e, por isso, pode se iniciar ainda na gestão e permanecer nos próximos anos em casa ou na instituição de ensino, durante a educação infantil.

Dialogar e interagir com a família

Nessa etapa, o contato influencia de maneira forte no aprendizado. Conversar com a criança, falando devagar, simplifica a construção de um vínculo afetivo mais forte e duradouro.

A presença da mãe, do pai e demais integrantes da família é um dos aspectos mais relevantes para o desenvolvimento das crianças, inclusive na rotina escolar. Afinal, em um ambiente favorável e positivo, eles costumam se sentir mais seguros para realizarem novas tarefas a cada dia.

Manter uma alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é essencial para o processo de aprendizado e o desenvolvimento infantil. Afinal, é por meio de uma boa dieta é que sai a fonte de energia dos pequenos e proporciona vantagens que são desde as brincadeiras, até a melhora na capacidade de memorização. Por este motivo, é necessário que a escola escolhida também tenha essa preocupação, já que algumas refeições podem ser feitas ali.

Brincar

Como já foi dito no decorrer do conteúdo, apesar de ser uma diversão, a brincadeira também exerce um papel sério no desenvolvimento do pequeno. Por intermédio das brincadeiras a criança pode desenvolver a criatividade, expressar seus sentimentos e lidar com suas emoções.

Além disso, o pequeno mostra que tem saúde e inteligência emocional, capacidade para se relacionar com os outros e se comunicar. Dessa forma, as brincadeiras lúdicas podem ocorrer em casa, escola e nos demais locais onde a criança passa uma parte do seu tempo.

Ler e contar histórias

Apesar do fato das crianças ainda estarem no começo do aprendizado que envolve a leitura, é necessário criar o hábito de ler nos primeiros anos de vida. Isso porque, além da alfabetização, essa prática colabora para o desenvolvimento da imaginação e criatividade, e as histórias podem ensinar sobre valores, sentimentos e relacionamentos.

Por intermédio dessa atividade, a criança ainda pode se comunicar, exercitar a memória, atenção, melhorar a linguagem, aprimorar a escrita e promover a reflexão a respeito do mundo que a cerca.

Promover o autoconhecimento

Momento de aprendizagem que visa o desenvolvimento intelectual e emocional saudável da criança na primeira infância, deve ser uma constante na Educação Infantil. Por meio desses cenários, muitos pequenos podem adquirir um volume de atitudes que favorecem o bem-estar e equilíbrio, fundamentais para viverem a realidade inconstante e dinâmica do mundo ao qual estão inseridas.

Agora que você já sabe como incentivar o aprendizado das crianças na primeira infância, não deixe de colocar as dicas apresentadas em prática e, assim, promover um desenvolvimento sadio, que envolva a obtenção progressiva de atributos relacionados à linguagem, cognição, socialização, emoção e demais fatores significativos para toda a vida.

Conheça 3 principais tendências de educação para o futuro

Sharing is caring!

Você também pode gostar

Deixe um comentário