O que é storytelling e como ele pode ajudar no aprendizado?

que é storytelling
6 minutos para ler

Você sabe o que é Storytelling e quais vantagens pode trazer para a educação dos alunos? Talvez não esteja familiarizado com o termo, mas provavelmente já presenciou essa metodologia em algum momento. Além de ser um método super criativo e encantador, ajuda a tornar o aprendizado mais agradável e interativo.

O fato é que a educação passa constantemente por inovações, mas certos aspectos nunca mudam. Um deles é a arte de contar histórias: utilizar narrativas para transmitir e reforçar uma mensagem, ensinar valores e despertar o que há de melhor nas crianças e nos jovens alunos.

Por isso mesmo, o Storytelling é uma ferramenta interessante para os professores, que também pode ser utilizada por pais e responsáveis no dia a dia. Continue a leitura e entenda mais sobre tema!

Afinal, o que é Storytelling?

Como o próprio termo sugere, o Storytelling é o processo de ” Contar histórias’. Essa metodologia é utilizada em diversos setores, especialmente no Marketing. Muitas marcas e empresas usam desse formato para vender mais produtos, encantar clientes e trazer mais valor aos serviços que oferecem.

Não é atoa que o Storytelling seja muito popular no universo do Marketing e das Vendas: ele ajuda a encantar e engajar pessoas, por meio de mensagens que despertam diversos sentimentos: como felicidade, empatia e gratidão. Por isso mesmo, passou a ser aderido em campanhas publicitárias.

No setor da educação, ele também pode ser muito explorado. Quando os professores contam histórias (e seguem uma estrutura, em acordo com a metodologia) conseguem trazer uma mensagem mais clara e informativa para os alunos, aumentando o entendimento dos mesmos sobre determinado assunto ou disciplina.

As histórias, podem ser contadas para estudantes de qualquer idade ou fase escolar e ajudam com que memorizem determinadas informações. Além disso, são motivadoras e incentivam os alunos a encarar seus medos e inseguranças.

Quais são as vantagens do Storytelling na educação?

O Storytelling apresenta muitos benefícios quando é aplicado na educação, inclusive para os professores. Antes de qualquer coisa, ele é importante para captar a atenção dos alunos e deixar o processo de aprendizado mais agradável.

Com essa metodologia, fica mais fácil de incentivar a criatividade do aluno e permitr que ele consiga fazer conexões entre as disciplinas e os temas explorados nas histórias. Além disso, as suas habilidades de lógica e inteligência emocional também são desenvolvidas, de uma forma leve e positiva para todos.

Confira outros benefícios do Storytelling:

  • traz lições que podem ser aplicadas no dia a dia do aluno;
  • ajuda na socialização;
  • faz com que o aluno saiba lidar com novos desafios;
  • ajudam a criar uma relação de confiança;
  • enriquece a memória e traz afetividade aos estudos;
  • reforça valores e ensinamentos éticos;
  • conecta o aluno às suas emoções, etc.

Como comentamos, essa metodologia também pode ser usada pelos pais (principalmente na primeira infância) para ajudar os filhos em seu desenvolvimento. As histórias são ótimas para quem busca criar conexões e memórias afetivas entre a família.

Por isso, ler um livro com a criança ou criar uma nova narrativa é uma experiência positiva para todos os envolvidos. Muitos pais gostam contar histórias antes de dormir, por exemplo. Ou, o fazem durante o fim de semana, quando estão todos reunidos em casa.

Qual é a estrutura do Storytelling?

Apesar de ser algo simples, contar histórias também exige certa técnica (especialmente nesta metodologia). Para atrair a atenção desejada, vale planejar e executar uma narrativa atrativa, que ofereça gatilhos mentais.

Já ouviu falar este termo? Os gatilhos mentais podem ser perguntas, exemplos ou personagem que chamam a atenção do ouvinte e ajudam a pessoa a se manter interessada no que é contado. Normalmente, esses gatilhos servem para que o narrador crie uma conexão com a sua plateia e reforce seus argumentos.

Quem deseja contar uma boa história deve se atentar à alguns aspectos estruturais, que deixam a experiência do ouvinte ainda mais positiva. Abaixo, indicamos alguns exemplos:

  • Boa entonação e o uso da voz como ferramenta;
  • Narrativa com um ritmo otimizado;
  • Repertório aprimorado para evitar repetições;
  • Conteúdo emocional;
  • Desafios interessantes, para tornar a jornada do herói mais completa;
  • Personagens bem delimitados;
  • Contexto claro e simples de ser entendido;
  • Acontecimentos envolventes, etc.

Toda história boa tem uma surpresa! Vale, portanto, pensar em um desfecho interessante ou em um reviravolta, que possa surpreender o ouvinte ou dar uma guinada na narrativa.

Como implementar o Storytelling na sala de aula?

Para implementar essa metodologia nas aulas, é importante fazer um planejamento para conectar as histórias ao que é ensinado ao aluno. Neste contexto, os materiais didáticos e a própria sala de aula são elementos que podem ser usados para complementar a experiência.

Recursos digitais, imagens, vídeos, gamificação, música, teatro e desenhos… são diversas as possibilidades existentes para que o professor deixe a sua narrativa mais interessante e lúdica.

Já para os alunos mais velhos, vale demonstrar pesquisas e dados, explorar metáforas e trazer personagens históricos conhecidos. Além dessas, existem outras dicas interessantes. Como?

O ouvinte pode interagir com a narrativa para aprender mais

No Storytelling, também é interessante convidar o aluno a interagir com a história (com perguntas ou múltiplas escolhas, por exemplo) e a engajar com os personagens pode ser ainda mais divertido! Mas, se no momento o professor não puder contar com nenhum desses recursos, basta usar a criatividade, potencializar a inteligência e a voz, para encantar seus ouvintes!

Explore a jornada do herói

Durante o Storytelling, é possível usar a jornada do herói para deixar a narrativa mais completa. Com essa lógica são definidas algumas etapas da história, pelas quais o personagem principal deve passar, como: a chamada para a aventura, o encontro de um mentor, a provação, a recompensa, etc.

Basicamente, este herói ou o personagem principal deve passar por desafios repleto de lições, para depois conseguir alcançar o seu objetivo.

E então, conseguiu entender o que é o Storytelling, sua aplicação e vantagens? Compartilhar histórias é sempre algo positivo! Fica melhor ainda quando essa metodologia é implementada na sala de aula. Lembre-se que os alunos são envolvidos nesta narrativa e passam a aprender mais, de uma forma divertida.

Se gostou do artigo, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais. Leve este conhecimento para mais pais, alunos e professores!

Conheça 3 principais tendências de educação para o futuro

Sharing is caring!

Você também pode gostar

Deixe um comentário