Dia da Educação

2 minutos para ler

Hoje, 28 de abril, comemora-se o Dia da Educação. A efeméride nos relembra, como educadores que somos, o objetivo de sua criação, em 2000, e a profunda relevância na construção de valores sociais, éticos e morais essenciais ao desenvolvimento e formação de cada indivíduo e de uma sociedade melhor.

Celebrar a data é lembrar de sua criação. O Fórum Mundial de Educação realizado em Dacar, no Senegal, no ano 2000, reuniu líderes de 164 países, inclusive o Brasil, para firmarem o compromisso de levar a educação básica a todas as crianças e jovens do mundo até 2030.

A etimologia da palavra “Educar” nos remete a valores que são intrínsecos à sua importância. Oriunda do latim Educare, Educere, significa literalmente “conduzir para fora” ou “direcionar para fora”. Tais significados estão eivados do importante papel da educação no âmbito social: conduzir pessoas ao conhecimento que acrescenta, transforma, impulsiona e que conduz à liberdade.

Educação é liberdade. Liberdade de expressão e de pensamento. Quando Jesus afirmou “Conhecereis a verdade e ela vos libertará” falava de si mesmo. O homem que é o

conhecimento, a sabedoria. O próprio Deus. O único caminho que nos leva à salvação; a Verdade que liberta; e a Vida eterna. Ele é a luz do mundo, cuja chama do conhecimento nos “conduz para fora” da vida em sombras para a iluminação da liberdade.

A Rede Batista de Educação tem como essência de sua missão o engajamento na educação que conduz à transformação e à liberdade, por meio da transmissão dos valores e princípios cristãos aos seus alunos, como protagonistas da formação individual qualificada, conduzindo crianças, homens e mulheres “para fora” da escuridão de conteúdos sombrios, trazendo-os para a luz do conhecimento.

Parabéns a todos os profissionais da Educação pela sublime e valorosa missão de EDUCAR.

Dr. Gézio Duarte Medrado
Diretor-Geral da Rede de Educação Batista

Sharing is caring!

Você também pode gostar

Deixe um comentário