Estrutura escolar: como o ambiente ajuda no desenvolvimento do aluno?

estrutura escolar

Ao procurar a escola ideal para seus filhos, muitos pais se perguntam quais são os verdadeiros impactos que a estrutura escolar exerce no aprendizado dos estudantes.

Por isso, elaboramos este conteúdo para entender qual é a verdadeira importância desse ambiente e quais aspectos são essenciais na estrutura física de uma instituição de ensino. Continue a leitura para saber mais!

Qual é a importância da estrutura escolar?

Podemos dizer que os espaços escolares são importantes no processo educativo porque são eles que fornecem os subsídios físicos para viabilizar a aprendizagem.

Embora seja possível proporcionar educação em ambientes não estruturados — como ocorreu no período da pandemia e aulas online em casa —, a qualidade dessa aprendizagem pode ficar comprometida pela falta dos espaços, recursos e ambientação ideais. Assim, é correto afirmar que quanto melhor a estrutura destinada ao processo de educação, mais fácil se torna ao educador obter os resultados esperados junto aos alunos.

No entanto, vale considerar que uma boa estrutura física não significa necessariamente que a instituição escolar também o seja. Afinal, não adianta uma escola apresentar aos pais uma estrutura física faraônica, caso todos os recursos tecnológicos, por mais modernos que pareçam, não sejam devidamente utilizados para obter os melhores resultados educacionais.

O que o ambiente escolar deve oferecer aos seus alunos?

Após esclarecer sobre a importância de uma estrutura escolar compatível com os objetivos educacionais propostos, falaremos agora quais são os principais ambientes que os pais devem observar em uma escola. Continue lendo!

Espaços amplos, arejados e apropriados

Cada faixa etária necessita de salas de aula — local onde o aluno passa a maior parte do tempo na escola — projetadas para proporcionar o maior conforto ergonômico possível em seu mobiliário. Carteiras inadequadas impactam sensivelmente o desempenho escolar do aluno, por exemplo.

Vale dizer que salas espaçosas, iluminadas, com janelas amplas para a boa circulação do ar e sistema de climatização também fornecem um ambiente de aprendizagem mais confortável e saudável aos alunos. Outro aspecto importante é observar o uso correto de cores e outros recursos visuais que estimulem a criatividade e interesse pela aprendizagem na medida correta.

Ambientes ao ar livre, arborizados, com brinquedos em áreas verdes, além de espaços amplos para a prática de atividades físicas e recreativas e interações sociais são imprescindíveis para o pleno desenvolvimento físico e emocional dos alunos.

Laboratórios

Também é fundamental que a escola possua laboratórios devidamente equipados para aplicação de atividades técnicas e científicas, além de servir para a comprovação e experimentação prática dos conteúdos.

Atualmente, além de um Laboratório de Ciências Naturais, é importante que a escola disponibilize também uma sala de informática, com equipamentos apropriados para propostas pedagógicas digitais tanto curriculares quanto extracurriculares.

Outro espaço de laboratório que indica que a escola está alinhada com a educação moderna é o chamado Lab Maker, o qual é utilizado para construção de projetos dos alunos no estilo “Faça você mesmo”. Nesse caso, é importante observar o mobiliário específico, os equipamentos, as ferramentas e até a presença de impressora 3D.

Biblioteca

Por mais que surjam aplicativos e ferramentas de leitura, os livros não serão substituídos. Apesar de facilitar o dia a dia das pessoas e ter os seus devidos méritos, os e-books dificultam a conexão cognitiva ideal que existe entre um aluno e um livro.

Nesse sentido, é um grande indicador positivo que a escola disponha de uma biblioteca própria, com boa variedade e quantidade de títulos para todas as faixas etárias atendidas.

É possível afirmar que o valor dado pela instituição para os livros pode ser medido pela configuração da sua biblioteca: amplitude dos espaços, mobiliário apropriado como mesas para pesquisa in loco, quantidade de títulos e até a presença de um bibliotecário certamente denotam o apreço da escola por esse espaço.

Ginásio Poliesportivo e quadra de esportes

Sempre é bom observar o local para a prática da educação física na escola. É nesse espaço que os alunos praticam esportes semanalmente.

Portanto, é importante que o piso possua o revestimento adequado, cobertura para dias de sol quente ou chuva e tenha medidas apropriadas mínimas para o melhor aproveitamento das atividades. Se a quadra ou ginásio tiver arquibancada para eventos com público, melhor ainda.

Teatro ou Salão Nobre

Uma escola que tenha um espaço apropriado para atividades cênicas ou eventos mais solenes, como formaturas, por exemplo, têm um diferencial importante. Isso porque estimula a produção de projetos que desenvolvam as habilidades socioemocionais dos alunos e são potencializadas quando a instituição apresenta recursos como palco, iluminação, projetores, equipamentos audiovisuais apropriados.

Por fim, é fundamental que você observe como uma instituição de ensino dá atenção às questões que envolvem a estrutura escolar que é colocada à disposição dos alunos e suas famílias. O Colégio Batista Brasileiro é uma escola que tem essa preocupação, garantindo aos seus filhos o acesso a todas as ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento.

Para conhecer mais sobre a instituição e os seus diferenciais, entre em contato conosco e venha conferir de perto a nossa estrutura e os nossos métodos de ensino.